Festivalma celebra o Atlântico

Citizen Cope e Pepper são as principais atrações internacionais do XII Festivalma. Evento acontece no mês de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro.

por Alceu Toledo Junior, 20/03/2017
follow

Descrito pela mídia americana como o maior festival de cultura de praia do planeta, o Festivalma chega à décima segunda edição em 2017 e está confirmado para acontecer com duas datas em abril: dia 13 em São Paulo (SP); dia 15, um sábado, na praia do Arpoador (RJ).

Inquieto, criativo, relevante e surpreendente na busca do que é novo, fortalecido como evento musical, o Festivalma traz suas propostas inovadoras com instalações e ações que marcam a busca de uma nova identidade da cultura de praia voltada ao Atlântico, com fotógrafos, músicos, cineastas e artistas contemporâneos do Brasil, Costa Leste do EUA, Portugal, Espanha, França e África do Sul, num processo de descontrução do espírito aloha.

Afinal, depois das décadas celebrando o tribalismo como indultor da cultura de praia, chegamos à era do compartilhamento, das iniciativas voltadas para todos, sendo o Festivalma uma iniciativa catalisadora deste movimento, que traz a valorização dos boardsports que tem o surf como origem: skate, stand up paddle, bodyboard, kitesurf, windsurf, wakeboard e snowboard.

"Nossa ideia este ano é mostrar a arte e a cultura inspiradora do Atlântico", revela Romeu Andreatta, fundador da revista Almasurf, entusiasmado com a face musical do Festivalma neste ano. "Como sempre, a proposta é fazer o novo e o que não existe com o objetivo de entreter", define o empresário.

Neste sentido, o Festivalma resgata, recria e propõe esses temas com a presença de duas bandas internacionais, uma tradição do evento. Para tanto, no dia 13, em São Paulo, os grupos americanos Citizen Cope e Pepper balançam o Ibirapuera para dois shows gratuitos que prometem abalar a cidade.

Shows Citizen Cope é o pseudônimo do músico americano Clarence Greenwood, 48 anos, crescido em Washington, D.C., e que hoje vive no Brooklyn, Nova York.

Sua música costuma ser descrita como um mix de blues, soul, folk e rock. Suas composições já foram gravadas por músicos do porte de Carlos Santana, Richie Havens e do rapper Pharoahe Monch.

Atualmente, ele grava e produz para a Rainwater Recordings, seu próprio selo lançado em 2010. O útlimo trabalho é o álbum One Lovely Day, de 2012.

Além do Citizen Cope, a banda havaiana Pepper é atração depois de finalizar uma turnê pelos EUA. O trio desembarca em São Paulo com as faixas Vacation" (um ska rock hedonista no qual o baixista Bret Bollinger descreve como "se James Brown e os Beach Boys se juntassem para beber"); "Start You Up" (um reggae dub) e "Never Ending Summer", que assim como o show do trio, soa como um verão que nunca termina.

Esta é a terceira vez da Pepper em São Paulo. Em 2012, eles fizeram a alegria dos surfistas no Cine Joia. Em 2011, foram atração do festival SWU, em Paulínia, SP.

A Pepper foi formada em Kailua-Kona, no Hawaii, por Kaleo Wassman, Bret Bollinger e Yesod Williams.

O trio, que agora vive na Califórnia, gravou Ohana em seu próprio estúdio, o Kona Inn Recording Studio, localizado em Redondo Beach e que anteriormente foi o estúdio do Pennywise. Pela primeira vez, a Pepper assume a produção completa de um disco, sendo este o sétimo de estúdio.

Pepper é uma banda que já vendeu mais de meio milhão de discos, possui músicas em trilhas sonoras de filmes como a comédia "Ressaca de Amor" e o drama "Maldita Sorte e figurou nos mais relevantes programas de televisão dos EUA, como Jimmy Kimmel Live.

Em São Paulo, completam o lineup dos shows a banda Salt Water Soul, formada pelo fotógrafo Alberto Alves, o jornalista Edinho Leite e por outros surfistas. O funk groove da banda de Edú Marron, com a quarta apresentação no Festivalma, completa a lista de convidados em São Paulo.

Instalações e Arte Artista plático e publicitário, Fernando Mesquita, diretor de arte da Almasurf, é uma das atrações do XII Festivalma, com suas intalações Boardsports, que formalizam o conceito estético do evento.

"É uma honra participar do Festivalma e expor as instalações que retratam a evolução e a perenidade dos equipamentos, obras de arte do ponto de vista˜, diz Mesquita, que também é surfista de longa data.

Cinema Neste ano, apresentamos o filme Península Mitre, que fala do surf na Patagônia, dos irmãos argentinos Azulay, que já estão na montagem de um novo filme com aventuras da família na África do Sul, o que reforça o caráter “atlântico” das produções.

Histórico Na tradição do Festivalma, a presença constante de grandes artistas deu a cara moderna ao evento, com nomes de peso nas áreas de pintura, escultura, música, cinema, design, jornalismo, intelectualidade e produção cultural de todas as tendências, matizes e origens.

Nos últimos anos, shows épicos de músicos consagrados como Ben Harper, G-Love, Matt Costa ou a banda de rap Gang Starr deixaram muita saudade; assim como a mandala gigante na areia de Santos, criada pelo artista Jim Denevan; o realismo fantástico da pintura de Jay Alders; os filmes de Jack McCoy; as fotos de Sean Davey e a inteligência do pensador Derek Hynd, deixando as tendências de um festival marcado pela busca do novo e do incomum, sob a curadoria rigorosa e criativa do publisher da Almasurf, o Romeu Andreatta.

12 anos de Festivalma Com temas que vão do hedonismo às novas conexões, nos últimos anos o Festivalma traz números impactantes e desafiadores, numa mostra de que arte e cultura caminham em paralelo aos esportes de ação.

NÚMEROS DO FESTIVALMA

Mais de 700 mil pessoas
Mais de 90 milhões impactados
Mais de 400 artistas
Mais de 500 fotógrafos
Mais de 400 filmes exibidos
Mais de 130 milhões de reais em mídia espontânea
Mais de 1.000 reportagens publicadas

O XII Festivalma é realizado pela Revista Almasurf, com incentivo do Ministério da Cultura. Este ano o evento será apresentado pela TNT Energy Drink. Patrocínio de Corona. Apoio: BIC, Revista Rolling Stone e Almap.

Festivalma 2017

São Paulo

Data 13 de abril

Shows Citizen Cope, Pepper Band, Edú Marron Band e Salt Water Soul

Local São Paulo 

Rio de Janeiro

Data 15 de abril

Shows Citizen Cope, Pepper Band

Local Canto do Arpoador, Ipanema 

Mais Informações (0xx11) 3744-3711

 

almasurf
almasurf
almasurfalmasurfalmasurf