ABIEP fortalece segmento dos esportes de prancha

Liderada por Romeu Andreatta, fundador da Fluir, Almasurf e Festivalma, entidade reúne os esportes de prancha.

por Alceu Toledo Junior, 04/08/2017
follow

Acaba de ser formalizada no final de julho a entidade ABIEP (Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha), uma instituição que tem como objetivo defender os interesses da comunidade formada pela indústria, comércio e praticantes de oito modalidades esportivas: surf, skate, windsurf, kitesurf, bodyboard, wakesurf, snowboard e stand up paddle.

A ABIEP é idealizada por Romeu Andreatta, fundador das revistas Fluir e Almasurf, bem como curador do prestigiado Festivalma, maior evento cultural de surf no mundo, segundo a conceituada revista Surfer, além de criador da Plataforma Para Todos, iniciativa de inclusão e aulas gratuitas de surf, skate, stand up e windsurf.

"Os esportes com pranchas nasceram com o surf e sua cultura de vida, que sempre buscou e busca uma melhor maneira de viver, explicando o comportamento moderno e hedonista dos seus praticantes. O surf e seus sete filhos (skate, sup, kite, wind, snow, wake e bodyboard), formam um universo de 5 milhões de praticantes no Brasil e pelo menos cinco vezes isto de simpatizantes", diz Andreatta, presidente de honra da entidade.

"Por isto nasceu a ABIEP, para que possamos fomentar o crescimento desta pratica para os 25 milhões de simpatizantes antes de mais nada. Como segundo passo, a entidade visa catalisar as 10 mil empresas e entidades esportivas nas diferentes modalidades dos esportes com pranchas, dando institucionalidade, capacitação e crescimento para todos", prossegue.

"Como presidente da entidade, depois de 36 anos construindo todas as bases do segmento, me sinto preparado para este enorme desafio", explica o idealizador da entidade.

Segundo o estatuto, a ABIEP é constituída por pessoas físicas e também por pessoas jurídicas, as quais devem estar regularmente constituídas e sediadas no país, que tenham, dentre seu objeto social, atividades no setor de máquinas, infraestrutura, materiais, acessórias (incluindo os elétricos/eletrônicos), vestuário, calçados e demais materiais para prática esportiva, de alimentos, suplementos alimentares, bebidas e prestação de serviços; e seus funcionários em número ilimitado, que têm por finalidade principal a representação em seus vários segmentos, dentre estes o Esporte, Educação, Cultura e Assistência Social.

Como entidade nacional de representação, a ABIEP é uma organização apolítica e tem como objeto e finalidade congregar – a nível Nacional – as empresas do setor dos “boardsports” (esportes com prancha), promovendo e defendendo seus legítimos interesses com vistas ao desenvolvimento do segmento econômico que representa.

Neste sentido, a ABIEP visa promover a aproximação de dirigentes de empresas associadas, para permanente intercâmbio de informações entre elas, visando o aprimoramento de seus processos de desenvolvimento em todos os campos.

Além disso, ela pretende estimular e zelar pelo elevado relacionamento ético entre as empresas suas associadas e destas com terceiros, especialmente com clientes e fornecedores.

Para tanto, a associação irá promover estudos e pesquisas de interesse das empresas associadas, especialmente as mercadológicas, e de órgãos governamentais, prestando, a estes, permanente colaboração, inclusive de assessoramento e consultoria, além da formulação de preposições e de procedimentos, na qualidade de representante de suas associadas, perante os membros do Governo e Órgãos Governamentais.

Segundo Raul Thame, presidente da ABIEP, uma das propostas é "incentivar o relacionamento entre entidades de classe congêneres, prestando permanente colaboração, visando o aprimoramento da representação empresarial", afirma o dirigente.

Neste sentido, a entidade pretende promover, por meio deste website oficial, campanha massiva de filiação, de modo a oferecer facilidades de participação dos associados em feiras e eventos do segmento boardsports tanto no Brasil quanto no exterior.

A ABIEP é formada por Romeu Andreatta (presidente de honra), Raul Thame (presidente), Marco Ferragina (diretor de relações institucionais), Fernando Mesquita (diretor de marketing), Alceu Toledo Junior (diretor de comunicação) e Milton Pereira (diretor de produção).

 

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf