O rock intimista de Citizen Cope

O soft rock de Citizen Cope é atração do Festivalma com shows gratuitos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

por Redação Almasurf, 22/03/2017
follow

Entre as várias atrações do Festivalma XII, que este ano tem como tema o Atlântico, destaque para Citizen Cope, show que encerra a primeira noite em São Paulo, dia 13 de abril, e no Rio de Janeiro, dia 15.

Citizen Cope é o pseudônimo do americano Clarence Greenwood, músico que nasceu em Memphis, cresceu em Washington, D.C., e que agora vive no Brooklyn, Nova York.

Inicialmente, ele foi DJ da banda de hip hop chamada Basehead.

Ele assinou com a Capitol Records em 1997, e em 2000, Citizen Cope transferiu-se para a DreamWorks, lançando um álbum auto-intitulado Cope Citizen em 2002.

A revista Rolling Stone escreveu: "...Cope mistura hip-hop com folk, soul e blues... e sente esta combinação profundamente... os acordes e harmonias incomuns de Cope são combinados à uma delicada dissonância, com flashes inesperados de beleza..." e o Washington Post o considerou de "a exportação mais cheia de alma que a cidade já fez desde Marvin Gaye".

Logo depois, a Arista Records procurou o compositor, aconselhando Cope a quebrar o contrato com a Dreamworks.

Em 2004, lançou The Clarence Greenwood Recordings, também produzido por ele. O álbum foi seguido por Every Waking Moment, em 2006 (também produzido por ele), que estreiou em #69 na lista da Billboard 200.

Em 2010, Cope decidiu fundar seu próprio selo, a Rainwater Recordings, atingindo maior liberdade criativa. Ele lançou o álbum The Rainwater naquele ano. Nesta época, descobriu em Ellen DeGeneres uma fã, que o convidou para apresentar a música "Healing Hands" em seu programa de auditório em abril de 2010.

“Let the Drummer Kick” de seu álbum Citizen Cope de 2002 foi classificado pela R.I.A.A. como Disco de Ouro. Citizen Cope lançou seu último álbum, One Lovely Day em 17 de Julho de 2012.

Discografia

Cope Citizen (1992)
Citizen Cope (2002)
The Clarence Greenwood Recordings (2004)
Every Waking Moment (2006)
The Rainwater LP (2010)
One Lovely Day (2012)

Festivalma 2017

São Paulo

Data 13 de abril

Shows Citizen Cope, Pepper Band, Salt Water Soul, Edú Marron Band

Local Parque do Ibirapuera, São Paulo (SP)

Rio de Janeiro

Data 15 de abril

Shows Citizen Cope, Pepper Band

Local Canto do Arpoador, Ipanema, Rio de Janeiro (RJ)

Clique aqui para acessar o site Citizen Cope

XII Festivalma tem patrocínio BIC, Corona e TNT; apoio da revista Rolling Stone e Almap. Realização da Almasurf e Ministério da Cultura.